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Hemos querido incorporar aquí Não mexe comigo / Carta de amor que canta y recita Maria Bethânia para enfatizar la interculturalidad como uno de los elemento vertebradores de Conéctate, para destacar una de las características de nuestra región de origen: la pluralidad, imbricación y mestizaje de etnias y culturas, y para introducir un tema que será central en este proyecto: el derecho de los adultos mayores a la expresión de su afectividad.

Carta de amor / Não mexe comigo

Não mexe comigo, que eu não ando só,
Eu não ando só, que eu não ando só.
Não mexe não! (2x)

Eu tenho Zumbi, Besouro o chefe dos tupis,
Sou tupinambá, tenho os erês, caboclo boiadeiro,
Mãos de cura, morubichabas, cocares, Zarabatanas,curares, flechas e altares.
À velocidade da luz, o escuro da mata escura, o breu o silêncio a espera.
Eu tenho Jesus, Maria e José, e todos os pajés em minha companhia,
O Menino Deus brinca e dorme nos meus sonhos, o poeta me contou.

Não mexe comigo, que eu não ando só,
Eu não ando só, que eu não ando só.
Não mexe não! (2x)

Não misturo, não me dobro.
A rainha do mar anda de mãos dadas comigo,
Me ensina o baile das ondas e canta, canta, canta pra mim.
É do ouro de Oxum que é feita a armadura que cobre meu corpo,
Garante meu sangue, minha garganta.
O veneno do mal não acha passagem
E em meu coração Maria acende sua luz e me aponta o Caminho.
Me sumo no vento, cavalgo no raio de Iansã, giro o mundo, viro, reviro.
Tô no recôncavo, tô em Fez.
Voo entre as estrelas, brinco de ser uma, traço o cruzeiro do sul com a tocha da fogueira de João menino, rezo com as três Marias, vou além, me recolho no esplendor das nebulosas, descanso nos vales, montanhas, durmo na forja de Ogum, mergulho no calor da lava dos vulcões, corpo vivo de Xangô.

Não ando no breu, nem ando na treva
Não ando no breu, nem ando na treva
É por onde eu vou, que o santo me leva
É por onde eu vou, que o santo me leva

Não ando no breu, nem ando na treva
Não ando no breu, nem ando na treva
É por onde eu vou, que o santo me leva
É por onde eu vou, que o santo me leva

Medo não me alcança.
No deserto me acho, faço cobra morder o rabo, escorpião virar pirilampo.
Meus pés recebem bálsamos, unguentos suaves das mãos de Maria
Irmã de Marta e Lázaro, no Oásis de Bethânia.
Pensou que eu ando só? Atente ao tempo. Não começa, não termina, é nunca é sempre.
É tempo de reparar na balança de nobre cobre que o rei equilibra, fulmina o injusto e deixa nua a Justiça.

Eu não provo do teu fel, não piso no teu chão,
E pra onde você for, não leva o meu nome não
E pra onde você for, não leva o meu nome não (2x)

Onde vai valente?
Você secou, seus olhos insones secaram, não veem brotar a relva que cresce livre e verde longe da tua cegueira.
Teus ouvidos se fecharam à todo som, qualquer música, nem o bem, nem o mal, pensam em ti, ninguém te escolhe.
Você pisa na terra mas não sente, apenas pisa.
Apenas vaga sobre o planeta, e já nem ouve as teclas do teu piano.
Você está tão mirrado que nem o diabo te ambiciona, não tem alma.
Você é o oco, do oco, do oco, do sem fim do mundo.

O que é teu já tá guardado.
Não sou eu quem vou lhe dar,
Não sou eu quem vou lhe dar,
Não sou eu quem vou lhe dar.(2x)

Eu posso engolir você, só pra cuspir depois.
Minha fome é matéria que você não alcança.
Desde o leite do peito de minha mãe, até o sem fim dos versos, versos, versos, que brotam do poeta em toda poesia sob a luz da lua que deita na palma da inspiração de Caymmi.
se choro, quando choro, é regar o capim que alimenta a vida, chorando eu refaço as nascentes que você secou.
Se desejo, o meu desejo faz subir marés de sal e sortilégio.
Eu ando de cara pra o vento na chuva, e quero me molhar.
O terço de Fátima e o cordão de Gandhi, cruzam o meu peito.
Sou como a haste fina, que qualquer brisa verga, nenhuma espada corta.

Não mexe comigo, que eu não ando só
Eu não ando só, que eu não ando só(2x)
Não mexe comigo!




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4 pilares básicos / 4 fundamental pillars
 

Los cuatro elementos en los cuales se enmarca el trabajo de Latin@s en Toronto y que han servido para diseñar Conéctate son:

1)      El aprendizaje dialógico que recoge aportes de Pablo Freire en los 1970’s hasta Amartya Sen en los 2000’s como eje vertebrador de relaciones interpersonales y de aprendizaje horizontales y no jerarquizadas que sean capaces de empoderar e incluir.

2)      La interculturalidad como proceso de comunicación, escucha, interacción y enriquecimiento mutuo entre grupos con identidades culturales específicas pero que reconocen que la integración y el mestizaje cultural y humano contienen un potencial democratizador insustituible.

3)      El Gender-based Analysis + (tal como está definido por el gobierno de Canadá) como forma de asegurar la incorporación de variables como género, etnicidad, clase, educación, preferencia sexual etc. al estudio de cada tema y la incorporación de los Objetivos del Desarrollo Sostenible 2015-230 elaborados por la Organización de Naciones Unidas como horizonte del activismo social.

4)      La incorporación de las nuevas tecnologías de la comunicación y la información como herramienta de construcción comunitaria y desarrollo social.

 
 

Los cuatro elementos en los cuales se enmarca el trabajo de Latin@s en Toronto y que han servido para diseñar Conéctate son:

1)      El aprendizaje dialógico que recoge aportes de Pablo Freire en los 1970’s hasta Amartya Sen en los 2000’s como eje vertebrador de relaciones interpersonales y de aprendizaje horizontales y no jerarquizadas que sean capaces de empoderar e incluir.

2)      La interculturalidad como proceso de comunicación, escucha, interacción y enriquecimiento mutuo entre grupos con identidades culturales específicas pero que reconocen que la integración y el mestizaje cultural y humano contienen un potencial democratizador insustituible.

3)      El Gender-based Analysis + (tal como está definido por el gobierno de Canadá) como forma de asegurar la incorporación de variables como género, etnicidad, clase, educación, preferencia sexual etc. al estudio de cada tema y la incorporación de los Objetivos del Desarrollo Sostenible 2015-230 elaborados por la Organización de Naciones Unidas como horizonte del activismo social.

4)      La incorporación de las nuevas tecnologías de la comunicación y la información como herramienta de construcción comunitaria y desarrollo social.